type='text/javascript'/>
Anuncie aqui!


Mais um ícone da música jamaicana faleceu na semana passada. Sonia Pottinger, a primeira mulher produtora da história, faleceu na última quarta-feira (03/11) em sua casa em Kingston, na Jamaica.

Sonia Pottinger tinha 79 anos de idade e já há algum tempo sofria do Mal de Alzheimer.


O ano de 2010 tem sido trágico para os fãs do reggae. Depois da morte de Sugar Minott e mais recentemente Gregory Isaacs, mais um grande nome da música jamaicana faleceu na última semana.

Desta vez quem partiu para Zion foi a produtora Sonia Pottinger, que faleceu na sua casa em Kingston na última quarta-feira (03/11), aos 79 anos de idade.

A primeira mulher a se aventurar em um ramo inteiramente dominado pelos homens, Sonia Pottinger foi uma produtora jamaicana de grande sucesso nas décadas de 60 e 70.

Nascida em junho de 1931 em St. Thomas, Pottinger foi apresentada ao mundo da música pelo seu marido, Lyndon Pottinger, que foi engenheiro de som e produtor de relativo sucesso nos anos 60.


Em 1965, Sonia Pottinger abriu sua loja de discos, a Tip Top Records, e no ano seguinte passou a produzir e lançar artistas jamaicanos.

O primeiro single produzido por ela foi "Every Night", uma balada romântica do vocalista Joe White que teve enorme sucesso na Jamaica.


Sonia Pottinger produziu e lançou singles de grande sucesso na Jamaica nos anos 60, em seus próprios selos Tip Top, Gay Feet, High Note e Rainbow.

Músicas como "Swing And Dine" do grupo The Melodians, "The Ethiopian" de Delano Stewart, e "Hard T

o Confess" do grupo Gaylads, entre outras, estabeleceram o nome de Sonia Pottinger como uma das grandes produtoras da época.

Pottinger também lançou o primeiro álbum do vocalista Errol Dunkley, intitulado "Presenting Errol Du

nkley", e também produziu outros nomes de peso como Bob Andy, U-Roy, Marcia Griffiths e Big Youth.

Em 1974, Sonia Pottinger comprou o lendário selo Treasure Isle do amigo e produtor Duke Reid, pouco antes de sua morte.

Em 1978, Pottinger produziu e lançou o álbum de maior sucesso em toda sua carreira, o LP "Harder Than The Rest" do grupo Culture, e em 1985 ela decidiu se aposentar do ramo da música.

"Mrs. P.", como era conhecida, estava com 79 anos de idade e já há alguns anos sofria do Mal de Alzheimer.

Sonia Pottinger deixa três filhos, Sharon, Ronette e David, e onze netos, além de um incrível legado para a rica música jamaicana.


0 comentários:

Postar um comentário

Rádio ReggaeAju

DESCRIÇÃO-AQUI.